Outros blogs que podem ajudar!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

"O Estranho Mundo de Jack": como criar um um storyboard



Introdução


Cansado de todos os anos ser o principal responsável pelo Halloween (Dia das Bruxas) na cidade onde vive, habitada por monstros, bruxas, duendes e vampiros, o criador de abóboras Jack Skellington está vagando pela floresta quando encontra uma passagem para a Cidade do Natal. Encantado com o que vê, ele volta para casa e decide raptar o Papai Noel. Esse é apenas o início desta animação de Tim Burton, que serve de inspiração para a arte-educadora Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo, ensinar aos alunos um pouco de técnicas de animação. 



Objetivo 

Aprender como se fazem filmes de animação por meio de stopmotion



Conteúdos 

Criação de storyboard (sequência de desenhos em quadrinhos que serve de planejamento para pensar uma animação) e compreender o stopmotion (técnica de animação filmada quadro a quadro com uma filmadora, máquina fotográfica ou feita por computador). 



Trechos selecionados 

O trecho em que Jack, o personagem principal, está na floresta, diante das portas dos feriados. Ele abre uma e acaba caindo na terra do Natal (13m00s a 17m29s). 



Atividade 

Explique como funciona o stopmotion. Ele pode ser feito com uma câmera simples, mesmo de um telefone celular, e um boneco de massinha simples, apenas com cabeça e membros. Divida a turma em grupos e peça que façam um boneco de massinha. Quando estiver pronto, o fotografem a cada vez que o mudarem de posição. Depois solicite que exibam as fotos na sequência, criando um filme em stopmotion. Para fazer isso, basta passar as fotos rapidamente na própria máquina digital. Em seguida, estimule todos a criar uma história e desenhar um storyboard para planejar sua filmagem. 



Avaliação 

Peça que os estudantes apresentem seus trabalhos para a sala. Depois organize uma roda de debate para que todos analisem o que viram e discutam sobre as técnicas que aprenderam naquela aula.

FONTE: ESSE PLANO DE AULA É DA NOVA ESCOLA... CLICA AQUI QUE VOCÊ VAI VER!

Livro "Reconto de Histórias"

Aí está o livro finalizado. A professora Alaice mandou imprimir e encadernar na gráfica, ficou um mimo!

É só clicar nesse LINK aqui e tudo vai aparecer! Se quiser o arquivo em word é só deixar um comentário pedindo! Direitos livres! EEEbaaa!